A
fofoca morre quando chega aos ouvidos da pessoa inteligente:
O
mecanismo sempre costuma funcionar da mesma forma: há um hipócrita que cria uma fofoca para que o fofoqueiro a espalhe e o
ingênuo acredite sem resistência.
A
epidemia dos rumores só termina quando finalmente chega aos ouvidos da pessoa
inteligente, que tem esse coração vacinado que não atende nem responde ao que não
tem sentido.
Em
muitos casos, a fofoca se
transforma em um mecanismo de controle social que dá uma espécie de poder a
quem a pratica. A pessoa se posiciona no centro das atenções desse
grupo sempre receptivo a qualquer fofoca, a qualquer informação
tendenciosa como forma de sair de suas rotinas e aproveitar esse estímulo novo como uma
distração.
Assim
como se costuma dizer, os fofoqueiros não sabem ser felizes. Eles estão muito
ocupados camuflando suas amarguras em tarefas inúteis e supérfluas com as
quais validam inutilmente sua autoestima.
A
psicologia da fofoca implacável:
A
psicologia da fofoca e dos rumores é perfeitamente relevante hoje. Considere,
por exemplo, o quão rápido um
rumor bem fundado ou infundado chega a “contagiar” o mundo das redes sociais. A
internet já é como um autêntico cérebro, onde os dados funcionam como neurônios
interconectados para nos alimentar com informações que nem sempre são
verdadeiras, nem respeitosas com os demais.
Enquanto
isso, os especialistas em
marketing e publicidade sempre costumam citar o caso do refresco “Tropical
Fantasy” como exemplo da “fofoca fatal e implacável”. Colocado no
mercado em 1990, o refresco obteve sucesso quase imediato nos Estados Unidos,
até que de repente surgiu um rumor assustador e absurdo.
Dizia-se
que estes refrescos baratos haviam sido criados pelo Ku Klux Klan para uma
finalidade muito concreta. Seu baixo custo permitia que grande parte da
população afro-americana de baixos recursos tivesse acesso a eles. Por sua
vez, sua fórmula escondia um
propósito obscuro: prejudicar a qualidade do sêmen dos afro-americanos
para que não pudessem mais ter filhos. Ninguém sabe por que ou quem incendiou a chama
deste rumor, mas o impacto foi desastroso. A marca “Tropical Fantasy” levou
anos para se recuperar, até o ponto de que ainda nos dias de hoje, não deixam
de incluir pessoas negras desfrutando da bebida em suas propagandas.
Não
importa o quão delirante, infundada ou maliciosa foi à fofoca em si, pois
conseguiu atacar a sensibilidade de um coletivo que desde então desenvolveu uma
resistência ao consumo deste produto, apenas com base em um rumor
infundado. Mesmo sabendo que não
era verdade, a impressão emocional perdura. Este é o exemplo
claro de uma das fofocas que foram mais difundidas.
Como
se defender de fofocas e rumores:
Queiramos
ou não, a nossa sociedade está construída à base de relações de poder
onde as fofocas e rumores são
verdadeiras armas. As verdades manipuladas são úteis para
muitas pessoas, pois conseguem se posicionar com elas e obtêm
benefícios muito concretos.
Assim, é necessário que sejamos sempre os ouvidos
inteligentes que agem como barreira, que freiam a maldade, o
que não faz sentido, a informação falsa e a centelha deste incêndio que
sempre almeja levar alguém com ela.
Por
isso, e para compreender um pouco melhor estes processos psicológicos tão
comuns nos nossos contextos sociais, propomos que você leve em conta estes
pilares que sustentam a complexa psicologia da fofoca, do fofoqueiro e do
ingênuo que acredita.
A
sabedoria popular sempre nos disse que para quebrar uma sequência, basta
remover um elo. Se o rumor e a fofoca agem como autênticos vírus no nosso
ambiente laboral, familiar ou no nosso círculo de conhecidos, é necessário se cercar de pessoas de confiança para
que elas ajam como diques de contenção. Que usem seus ouvidos
inteligentes para desarmar o que não faz sentido.
As
fofocas são difundidas quando há alguém que deseja adquirir notoriedade às
nossas custas. Diante dessas atitudes, podemos agir de duas formas:
ou fazendo de ouvidos surdos diante do absurdo ou agindo com assertividade, colocando limites e deixando as coisas claras.
Temos
que ter consciência de que em toda organização, comunidade de vizinhos ou em
grupos de companheiros ou amigos, vai haver um “rumorólogo” oficial. Um amante
das fofocas.
Temos
que ser sempre íntegros e transparentes, não alimentar este tipo de atitude de
espalhar o vírus do rumor ou da fofoca. Mas é importante saber que não é
nada fácil desmascarar um rumor, as palavras nem sempre são
suficientes, são necessários fatos contundentes para desmascarar e
demonstrar a mentira desta fofoca.
As
más línguas vão sempre nos acompanhar de uma forma ou de outra, então o melhor
a fazer é sempre evitar ser uma delas e recordar que as fofocas são para as pessoas inferiores, e
a informação para os ouvidos sábios.
Texto extraído da Internet: https://amenteemaravilhosa.com.br/fofoca-morre-ouvidos-pessoa-inteligente
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