quinta-feira, 17 de maio de 2018

Ansiedade - Terceira parte!


Ansiedade é um problema que afeta 33% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde. E o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com esse transtorno, um total de 18,6 milhões de brasileiros.
Abaixo, uma lista de situações bem comum na vida das pessoas que sofrem deste mal.
Se você responder pelo menos cinco das questões abaixo, tem uma grande chance de ser um destes indivíduos.

1-Achei difícil me acalmar
2.Senti minha boca seca
3.Não consegui vivenciar nenhum sentimento positivo
4.Tive dificuldade em respirar em alguns momentos (ex. respiração ofegante, falta de ar, sem ter feito nenhum esforço físico) 
5.Achei difícil ter iniciativa para fazer as coisas 
6.Tive a tendência de reagir de forma exagerada às situações
7.Senti tremores (ex. nas mãos) 
8.Senti que estava sempre nervoso
9.Preocupei-me com situações em que eu pudesse entrar em pânico e parecesse ridículo (a) 
10.Senti que não tinha nada, mas ao mesmo tempo sentia que tinha tudo
11.Senti-me agitado 
12.Achei difícil realizar uma atividade que costuma fazer com facilidade
13.Senti-me depressivo (a) e sem
14.Fui intolerante com as coisas que me impediam de continuar o que eu estava fazendo
15.Senti que ia entrar em pânico 
16.Não consegui me entusiasmar com nada 
17.Senti que não tinha valor como pessoa 
18.Senti que estava um pouco emotivo/sensível
19.Sabia que meu coração estava alterado mesmo não tendo feito nenhum esforço físico (ex. aumento da frequência cardíaca, disritmia cardíaca) 
20.Senti medo sem nenhum motivo aparente.
21.Senti que a vida não tinha sentido

Contudo, se sente que tem mais desconfortos do que o habitual é importante consultar um psiquiatra e psicólogo para avaliar e indicar o melhor tratamento, pois pode estar sofrendo de um quadro chamado transtorno de ansiedade generalizada. Todavia é fundamental também rever a maneira que está lidando com as situações do cotidiano.
 

2 comentários: