domingo, 6 de maio de 2018

Ansiedade: O mal do século!

ansiedade não tem cura, porém com tratamento e medicação adequados, é possível obter um controle. Além do método de tratamento convencional, é possível realizar pequenas tarefas diárias que podem ajudar a conviver de uma forma mais fácil. 

Segue algumas dicas:

Mude sua atitude em relação ao problema. Tente informar-se sobre o que está causando a ansiedade.
Respeite suas limitações e, quando for preciso, peça ajuda. Respire fundo e calmamente. Feche os olhos, imagine-se numa praia e imagine um mar com ondas cada vez mais lentas. Mantenha pensamentos positivos e evite situações que remetam a pensamentos negativos ou autodestrutivos. Valorize e viva o presente. Se a ansiedade é causada pelo passado, nada poderá ser feito para mudá-lo e, se for relacionada ao futuro, poderá te impedir de viver o presente. Identifique o que causa ansiedade ou tristeza e mantenha-os longe. Dedique-se a alguma atividade no tempo presente e mantenha sua mente focada neste objetivo, evite distrações e, principalmente, as situações que podem causar ansiedade.

A prática regular de atividade física de baixo impacto como caminhar, andar de bicicleta ou nadar são ótimas armas para lidar com a ansiedade. Por isso, recomenda-se que a pessoa ansiosa faça exercícios todos os dias e, durante os exercícios, tenha pensamento relacionados à própria atividade física ou outros pensamentos positivos.
Ocupar a mente com algo que seja prazeroso e útil também é uma ótima forma de controlar a ansiedade

Opções de remédios naturais para ansiedade

Algumas das principais formas naturais para controlar a ansiedade incluem:
Aumento do consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B como a banana e o fígado; Praticar exercícios físicos de baixa intensidade como caminhada, Pilates e a Yoga; Utilizar remédios caseiros, como suco de maracujá, vitamina de banana, chá das folhas do maracujá, consumo de folhas de alface, chá de brócolis, chá de erva cidreira ou melissa, chá de ervas de São João, pois são ricos em princípios ativos calmantes e ansiolíticos.

Camomila: Tem ação calmante, sendo indicada em caso de ansiedade, nervosismo ou dificuldade para dormir. O chá de camomila deve ser feito com 2 a 3 colheres (de chá) de flores secas numa xícara de água fervente.

Passiflora: Possui propriedades relaxantes, anti-depressivas e indutoras do sono, indicadas para casos de ansiedade, nervosismo, depressão e insônia. O chá de passiflora deve ser feito com 15 gramas de folhas ou ½ colher (de chá) da flor de maracujá.

Jujuba: Ajuda a diminuir a ansiedade, devido à sua ação calmante. O chá de jujuba deve ser feito com 1 colher (de sobremesa) de folhas numa xícara de água fervente.


Valeriana: Tem ação calmante e sonífera e está indicada em caso de ansiedade e nervosismo. O chá de valeriana deve ser feito com 1 colher (de chá) da raiz picada numa xícara de água fervente.


Erva-cidreira: Possui propriedades calmantes que ajudam a diminuir a ansiedade, o nervosismo e a agitação, podendo ser usada por gestantes. O chá de erva-cidreira deve ser feito com 3 colheres (de sopa) numa xícara de água fervente.

Lúpulo: Devido à sua ação calmante e sonífera, pode ser usada em caso de ansiedade, agitação e perturbações do sono. O chá de Lúpulo deve ser feito com 1 colher (de chá) da erva numa xícara de água fervente.

Centelha Asiática ou Gotu Kola: Tem ação calmante, sendo muito utilizada em caso de nervosismo e ansiedade. O chá de centelha asiática deve ser feito com 1 colher (de sopa) da erva numa xícara de água fervente.
Apesar de serem naturais, cada planta medicinal possui contraindicações que devem ser avaliadas antes da sua utilização. Por isso, mulheres grávidas, lactantes e pacientes com problemas cardiovasculares devem receber orientação profissional antes de tomar qualquer chá. 


Recorrer à remédios naturais para acalmar

Os medicamentos naturais para acalmar incluem capsulas fitoterápicas, como Hipericão, Valeriana e Passiflora, por exemplo, ou medicamentos homeopáticos, como Homeopax, Nervomed e Almeida Prado 35, que ajudam a reduzir a ansiedade, diminuindo o nervosismo e a insônia. Os medicamentos naturais podem ser comprados em qualquer farmácia convencional ou de manipulação, mas devem ser ingeridos respeitando as contraindicações da bula e de acordo com a orientação do médico ou do fabricante. 
Uma alimentação rica em alimentos com triptofano é uma ótima forma de complementar o tratamento da insônia e reduzir o estresse, pois o triptofano é uma substância que ajuda a produzir serotonina, um hormônio responsável por aumentar a sensação de bem-estar.
Assim, alguns alimentos que ajudam a acalmar são cereja, aveia, milho, arroz, queijo, nozes, banana, morango, batata-doce, leite morno e castanha-do-pará.
Além disso, é recomendado investir em métodos de relaxamento, como meditação, conversas com amigos ou técnicas de respiração, por exemplo, que ajudam muito no controle dos sintomas

Se, mesmo ao seguir todas estas orientações, a pessoa continuar manifestando sintomas de ansiedade, tais como: dor de barriga, dor de cabeça, enjoo, tontura, medo e ficar pensando sempre na mesma situação, de forma prejudicial, recomenda-se uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra, pois eles podem indicar medicamentos para combater a ansiedade e a depressão.

Texto: Extraído da Internet (www.vidasaudavel.com.br) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário