domingo, 15 de abril de 2018

"A Esperança é a Última que Morre"


" O Senhor é  o meu Pastor e nada me faltará. Ele me faz repousar   em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de  descanso, refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da  justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale  da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu  estás comigo. O teu bordão e o teu   cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos  meus adversários, unges-me a cabeça com óleo e o meu  cálice transborda. Tua Bondade e misericórdia certamente me  seguirão todos os dias da minha vida. Habitarei na Casa  do Senhor para todo o sempre”.   

 Salmos 23.  

Todos  que convivem   comigo sabem que não tenho uma religião e respeito quem  não acredita em Deus. Afinal, todos tem o direito de  escolher a forma de viver e ter ou não as crenças que  quiser. Contudo, o texto foi extraído de um livro da Bíblia, que revela a importância de ter fé  e o quanto é fundamental em algumas situações acreditar  numa força superior. Já foi comprovado cientificamente que sujeitos que tem a espiritualidade presente em suas vidas  têm muito mais êxito ao enfrentar doenças do que aqueles que não têm. O Salmo 23 me faz pensar, enquanto Psicóloga, que se muitas pessoas tivessem mais fé e positividade, teriam muito mais facilidade em lidar com as adversidades da  vida. Por exemplo, nos casos de ansiedade generalizada, deve-se aprender a respirar, deixar o ar  entrar e sair para que o cérebro entenda que é necessário relaxar. Fazer caminhada, apreciando os pequenos detalhes do percurso, sair pela manhã num domingo, ir para  praia e caminhar pela areia e sentir o cheiro do mar,  este movimento recarrega  a energia. Não deixar o medo assumir o controle e valorizar as situações mais simples que esteja vivenciando. Abandonar o rancor, pois este faz mal para alma. Tenha gratidão, sei que é complicado ser grato  em momentos tão difíceis, mas lembre-se, nada dura para  sempre. Hoje pode estar ruim, mas a esperança é a última que  deve morrer. Reinvente, crie, pense sempre na possibilidade de se desenvolver, aproveite as oportunidades e descubra maneiras diferentes de enfrentar os contratempos.   Tenho feito minhas meditações e depois que passei a acreditar  que Alguém está olhando por mim, passei a viver melhor. Quebre as resistências, se permita acreditar que existem mistérios e que na duvida, ainda é melhor  acreditar que existe algo além do concreto. Enfim, quanto tudo parecer estar perdido, leia o  Salmos 23, não esqueça dias melhores virão e reforço, viver ainda é melhor opção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário