Infelizmente, muitas empresas
ainda têm uma visão equivocada a respeito das atribuições do departamento de
Recursos Humanos (RH). Basicamente, elas destinam ao setor atividades meramente
burocráticas, como o controle de folgas, horários, registro de colaboradores,
entre outras questões. Acontece que, hoje, esse tipo de atividade é cada vez
mais valorizada.
As empresas percebem, a cada
dia, que o RH é um setor estratégico, que pode ajudar a empresa a se tornar
resiliente no mercado.
Ações
motivacionais, critérios de avaliação de resultados
diferenciados, retenção de talentos, planos de carreira bem estruturados.
Enfim, são inúmeras as atividades desenvolvidas pelo departamento, e ignorá-las
pode ser um grande erro.
É claro que, para que todas as
ações gerem o efeito esperado, é preciso que a empresa desenvolva uma boa
gestão na área. Para ajudá-lo, resolvemos trazer, a seguir, uma lista com
4 dicas de como melhorar a gestão
de recursos humanos do seu negócio. Confira!
1
– Defina metas e objetivos claros para a gestão de recursos humanos
Qualquer gestão de qualidade
começa com um bom direcionamento. Por isso, é muito importante definir metas e
objetivos claros para o setor de RH.
Para efeito de diferenciação,
metas são destinadas para curto prazo, e são mais específicas e quantitativas,
como, por exemplo, conseguir melhorar o nível de satisfação dos colaboradores
de 6 para 7 em uma escala interna, por exemplo. Já os objetivos são mais
abrangentes e direcionados em longo prazo, como a busca para se tornar uma
empresa reconhecida pela satisfação dos colaboradores.
2
– Realize feedbacks assertivos
O RH assume um papel central na
orientação dos colaboradores, não importando o cargo ocupado ou o nível
hierárquico (operacional, tático ou estratégico).
Por isso, o gestor de RH deve sempre fornecer o seu ponto de vista de maneira
assertiva, de modo a guiar todos para o caminho certo.
Para que isso seja possível, é
claro, você deve definir com clareza quais são os erros cometidos para que,
então, possa esclarecer a melhor maneira de operar. Além disso, o próprio setor
deve estar aberto para sugestões, opiniões, enfim, manter uma relação de
transparência e proximidade para que os funcionários se sintam confortáveis.
3
– Invista nas pesquisas de clima organizacional
Apontar o caminho a ser seguido
e orientar os colaboradores são funções importantes, como vimos anteriormente.
Mas isso só é possível se o gestor tiver informações relevantes para tomar
decisões corretas. Por isso, na área de RH, é fundamental que as pesquisas de
clima organizacional sejam realizadas periodicamente.
Hoje, existem uma série de
métodos que podem ser utilizados, como as pesquisas 360 graus, onde todos os
colaboradores se avaliam entre si, as pesquisas top-down, em que os gestores
avaliam os subordinados, e até as pesquisas por competências, em que são
avaliadas as competências pessoais e técnicas dos colaboradores de maneira
isolada.
4
– Alinhe o setor ao nível estratégico
Não, o RH não pode ser encarado
como um setor burocrático, de nível operacional. Também não pode se restringir
ao nível tático, afinal, o seu trabalho envolve a empresa como um todo. O lugar
do RH é junto à gestão da empresa, estimulando o
amadurecimento dos administradores, reforçando a
cultura organizacional, e melhorando o clima interno – atividades
que, é claro, geram impactos diretos na lucratividade e na sobrevivência do
negócio no mercado.
É preciso, portanto, superar de
uma vez por todas que o setor deve apenas contratar, controlar e demitir
funcionários, e passar a investir cada vez mais nesse tipo de reforço. Assim, é
possível que a sua empresa consiga, de fato, se
destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Nota: Texto extraído da internet.
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