segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Dicas para melhorar tua Empresa!


Infelizmente, muitas empresas ainda têm uma visão equivocada a respeito das atribuições do departamento de Recursos Humanos (RH). Basicamente, elas destinam ao setor atividades meramente burocráticas, como o controle de folgas, horários, registro de colaboradores, entre outras questões. Acontece que, hoje, esse tipo de atividade é cada vez mais valorizada.

As empresas percebem, a cada dia, que o RH é um setor estratégico, que pode ajudar a empresa a se tornar resiliente no mercado. 

Ações motivacionais, critérios de avaliação de resultados diferenciados, retenção de talentos, planos de carreira bem estruturados. Enfim, são inúmeras as atividades desenvolvidas pelo departamento, e ignorá-las pode ser um grande erro.
É claro que, para que todas as ações gerem o efeito esperado, é preciso que a empresa desenvolva uma boa gestão na área. Para ajudá-lo, resolvemos trazer, a seguir, uma lista com 4 dicas de como melhorar a gestão de recursos humanos do seu negócio. Confira!

1 – Defina metas e objetivos claros para a gestão de recursos humanos
Qualquer gestão de qualidade começa com um bom direcionamento. Por isso, é muito importante definir metas e objetivos claros para o setor de RH.
Para efeito de diferenciação, metas são destinadas para curto prazo, e são mais específicas e quantitativas, como, por exemplo, conseguir melhorar o nível de satisfação dos colaboradores de 6 para 7 em uma escala interna, por exemplo. Já os objetivos são mais abrangentes e direcionados em longo prazo, como a busca para se tornar uma empresa reconhecida pela satisfação dos colaboradores.

2 – Realize feedbacks assertivos
O RH assume um papel central na orientação dos colaboradores, não importando o cargo ocupado ou o nível hierárquico (operacional, tático ou estratégico). Por isso, o gestor de RH deve sempre fornecer o seu ponto de vista de maneira assertiva, de modo a guiar todos para o caminho certo.
Para que isso seja possível, é claro, você deve definir com clareza quais são os erros cometidos para que, então, possa esclarecer a melhor maneira de operar. Além disso, o próprio setor deve estar aberto para sugestões, opiniões, enfim, manter uma relação de transparência e proximidade para que os funcionários se sintam confortáveis.

3 – Invista nas pesquisas de clima organizacional
Apontar o caminho a ser seguido e orientar os colaboradores são funções importantes, como vimos anteriormente. Mas isso só é possível se o gestor tiver informações relevantes para tomar decisões corretas. Por isso, na área de RH, é fundamental que as pesquisas de clima organizacional sejam realizadas periodicamente.
Hoje, existem uma série de métodos que podem ser utilizados, como as pesquisas 360 graus, onde todos os colaboradores se avaliam entre si, as pesquisas top-down, em que os gestores avaliam os subordinados, e até as pesquisas por competências, em que são avaliadas as competências pessoais e técnicas dos colaboradores de maneira isolada.

4 – Alinhe o setor ao nível estratégico
Não, o RH não pode ser encarado como um setor burocrático, de nível operacional. Também não pode se restringir ao nível tático, afinal, o seu trabalho envolve a empresa como um todo. O lugar do RH é junto à gestão da empresa, estimulando o amadurecimento dos administradoresreforçando a cultura organizacional, e melhorando o clima interno – atividades que, é claro, geram impactos diretos na lucratividade e na sobrevivência do negócio no mercado.
É preciso, portanto, superar de uma vez por todas que o setor deve apenas contratar, controlar e demitir funcionários, e passar a investir cada vez mais nesse tipo de reforço. Assim, é possível que a sua empresa consiga, de fato, se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Nota: Texto extraído da internet. 


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