domingo, 31 de dezembro de 2017

"Infinitamente Feliz Ano"

“...Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender..”.

Quantas vezes eu cantei esta melodia. Tantas promessas e planos feitos para o tão esperado ano novo.  Um novo projeto, a recolocação no mercado de trabalho, um novo curso, retomar as propostas antigas e colocar em prática as que tinham sido colocadas de lado e ainda, as possíveis metas estipuladas ao longo do tempo. Confesso que, no ano que surge não anseio por muito. Almejo o essencial para depois ter motivos de agradecer. Desejo honrar meus compromissos, trabalhar com dedicação e aproveitar os momentos de folga para ficar mais com a família e amigos.  Tem um poema belíssimo do Carlos Drummond Andrade, que descreve que o ano é dividido por meses, semanas e dias para que fosse possível vivencia-lo em sua plenitude. É assim que deveria ocorrer, seria importante ter a sabedoria de viver cada momento da melhor forma, colocar em prática todos os planos idealizados na virada do ano. Para não se criar expectativas irreais e é fundamental estipular metas possíveis de serem alcançadas. Traçar um plano coerente com a realidade atual, para não cometer o erro de procrastinar as tarefas e consequentemente deixar o desânimo assumir o comando. Uma dica importante é fazer um cronograma das possíveis atividades que deseja alcançar ao longo deste período. Organize sua vida por meses de maneira que não fique sobrecarregado. E se mesmo assim não for possível concretizar: Relaxe, pense, avalie o que não deu certo e reorganize para o próximo mês. O considerável é estabelecer metas especificas, ou seja, possíveis de serem alcançadas, para que não haja estresse ou desespero. Caminhe de acordo com as suas pernas e acredite o melhor ainda está por vir. Nem sempre as coisas acontecem no nosso tempo, mas sim quanto tem que ocorrer. Contudo, ficar parado também não ajuda, mexa-se, mas lembre-se existe a esperança de dias melhores, afinal, em todo amanhecer a gente começa um novo dia. Vale repetir que, todo ano é sempre um novo recomeço, é vida que segue, é fim de um ciclo e o começo de outro, com novas oportunidades, probabilidades e conquistas.


  
*A musica “Fim de Ano, mais conhecida como Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo” é uma valsa autoria de David Nasser e Francisco Alves e cantada por João Dias em 1951.

Nenhum comentário:

Postar um comentário