domingo, 2 de junho de 2019

Como esvaziar sua Mente:


Todos os dias recebemos uma enorme quantidade de informações que são armazenadas em nossa mente e que acabam ocupando um “espaço” importante dentro de nós. E quando essas informações nos sufocam e bloqueiam nossa mente, é preciso pedir ajuda. Entretanto, antes disso acontecer, é fundamental aprender como esvaziar a mente para que todas as áreas da nova vida estejam alinhadas. É importante também lembrar que essas informações nem sempre chegam como notícias maravilhosas. Pelo contrário, muitas vezes são dificuldades que as pessoas passam e que de alguma forma chegam até nós, e nos afetam. Ou nós mesmos que lidamos com algum impacto negativo por conta dos grandes desafios que temos que enfrentar ao longo da vida. Desafios esses que podem se referir a qualquer área da vida de uma pessoa, como por exemplo: os estudos. Concentrar-se nos estudos é uma dificuldade que muitas pessoas veem enfrentando, já que a cada dia mais e mais informações desnecessárias são acumuladas em suas mentes e corações. Primeiramente, para saber como esvaziar a mente para estudar, por exemplo, é fundamental definir que o que deve ficar dentro da sua mente é o que te faz bem, o restante deve ser deixado de lado. Mas como colocar isso em prática?

Veja algumas dicas abaixo:

1 – Silêncio
Como estamos falando em esvaziar a mente para estudar, uma das dicas para você conseguir manter a concentração nesse momento é: escolha um lugar silencioso, tanto para os estudos quanto para conseguir esvaziar a mente das coisas que tiram seu foco.
2 – Meditação
A simples ação de respirar fundo e soltar o ar devagar, é um exemplo de meditação. Pesquisas comprovam que a meditação é verdadeiramente benéfica para a saúde do ser humano, seja a saúde física ou a saúde mental.
Tente se concentrar na respiração, sinta cada parte do seu corpo se movendo com a inspiração, depois sinta seus pulmões esvaziando e com esse ar saindo, elimine todas as suas inquietudes. Com o tempo, você verá que não estará pensando em mais nada além da sua respiração.
Para aqueles que pretendem esvaziar a mente para estudar, a meditação que antecede os estudos é uma forma de deixar de lado tudo que não acrescenta, para absorver somente energias positivas que vão agregar ainda mais nesse momento de estudo e concentração.
3 – Conforto
Acredite, manter o conforto do seu corpo junto ao ambiente que você está é uma excelente forma de iniciar o processo de esvaziar a mente para estudar. Já percebeu que se você usa uma roupa apertada demais, você fica incomodado?
Esse sentimento de inquietude e desconforto não são bem-vindos no momento do estudo. Por isso, adicione a dica do conforto quando você buscar formas de esvaziar a mente para estudar. Escolha um local claro, com um som ambiente e sem ruídos (de preferência). Prefira também ambientes que tenham a temperatura agradável, nem muito quente e nem frio demais.
4 – Concentração
Depois de colocar em prática as dicas mencionadas anteriormente, é interessante manter a concentração e o foco nos estudos. Mantenha a ordem dos objetos, como: lápis, caderno, canetas, computador, etc. Assim, manter o foco fica ainda mais fácil.
Outra dica importante é se manter bem alimentado e hidratado, parar os estudos a todo momento para buscar água ou para comer alguma coisa, definitivamente tira totalmente o foco e a concentração.
Dessa forma, o melhor a se fazer é ter organização para manter tudo em ordem e consequentemente manter a mente vazia para as novas informações que você irá absorver durante os estudos.
5 – Desligue os eletrônicos
Apesar de sabermos que hoje em dia precisamos dos aparelhos eletrônicos para basicamente tudo na vida, um pouquinho antes de estudar, deixe o celular bem longe. Isso porque a cada notificação desviamos o nosso foco. E o objetivo é exatamente o contrário.
Evite cair na tentação de abrir o Facebook ou Instagram para dar “só uma olhadinha” e acabar caindo no olho do furacão. Aquele looping infinito do qual saímos apenas 3 horas depois. E mal vemos o tempo passar.
6 – Organize seu espaço
Um ambiente organizado nos deixa mais tranquilos e leves. Sabe quando você vê aquele monte de coisa espalhada pela casa e sua cabeça dá um nó? É exatamente isso o que está acontecendo. São muitas informações ao mesmo tempo se chocando e confundindo sua mente.
Por isso, em cima da mesa, por exemplo, deixe apenas os itens que você realmente precisa para estudar. Como livros, cadernos e canetas. Qualquer outro tipo de material será uma distração desnecessária. E você não precisa disso.
7 – Ouça músicas relaxantes
Mas não muito relaxantes! Isso porque elas podem acabar te dando sono. A verdade é que muitas pessoas precisam de música para se concentrar. Bem, se você é uma dessas, a maior de todas as dicas é: evite escutar músicas em idiomas que você entenda.
Aproveite as músicas para tranquilizar sua mente e, caso queira ouvir enquanto estuda, prefira aquelas que não vão tirar o seu foco. Afinal de contas, ao invés de ler ou escrever a matéria que está estudando, muito provavelmente você irá escrever a letra da música que está cantando!
8 – Programe-se
Ter uma programação anotada em uma agenda ou quadro branco vai te ajudar a organizar suas tarefas. Por isso, respeite-a! Não faça programações absurdas para o seu dia a dia. Concentre suas energias naquilo que realmente valha a pena.
Essa atividade vai te ajudar a focar em uma coisa de cada vez. Além de fazer com que você não perca tempo, nem ânimo, se preocupando com coisas que não devem ser resolvidas naquele momento. Lembre-se: sofrer por antecipação é sofrer duas vezes!
9 – Tenha um ritual
Antes de começar a estudar, fazer todos ou, pelo menos, alguns dos itens que citei acima, vai te ajudar (e muito) a se concentrar melhor nos estudos! Além disso, crie o seu próprio ritual. Como fazer um breve alongamento antes de, efetivamente, se sentar para estudar.
Até colocar um copo de água ou suco em cima da mesa pode se tornar um ritual. Com o tempo seu cérebro começará a se acostumar com essas pequenas ações, entendendo que se trata da hora de se concentrar para estudar.


Texto extraído da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário