quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Profissão: Psicóloga com muito amor!

Muito bacana ver a reação das pessoas quando menciono que sou Psicóloga, parece que acende uma placa dizendo: Você é a pessoa que vai me ajudar a solucionar minha vida. Já fiz vários atendimentos de maneira informal, desde a balconista que brigou com o namorado, a esposa que foi traída, o jovem que não sabe qual profissão escolher, a mãe que sofre porque o filho usa drogas, a avó que não recebe visitas, até aquele que diz que não precisa de um psicólogo, mas em menos de meia hora conta toda sua vida e nem sabe que este é o processo da terapia, ou seja, a cura através da fala. Conhecer pessoas é a parte mais bacana do meu trabalho, é um privilégio entrar na vida do sujeito, meter o bedelho, participar da evolução e transformação do outro. Agora o que é mais legal disso tudo é quando percebo que as pessoas ficaram aliviadas depois que as ouvi, a impressão que tenho é que ficaram mais leves, É como se fosse possível tocá-las na  alma e com as poucas palavras de conforto diminuir o fardo carregado até aquele momento. No espaço terapêutico não é diferente, tenho tido experiências maravilhosas, de transformações significativas na vida do individuo. Fico bem feliz quando ouça a frase: “Foi tão bom conversar contigo”.  Confesso que nem tudo são flores, também tem os espinhos. O ser humano é complexo, tem aqueles que criam barreiras complicadas de serem quebradas, acionam os mecanismos de defesa e ficam a espera de um milagre. Tem aqueles que querem respostas prontas ou formula mágica, como se enxergasse em mim a solução para todos os problemas. Ainda tem os que inventam a fantasia de que em poucos meses se tornarão uma nova pessoa, com mudanças de comportamento surreais, mas não fazem nada diferente e querem ter resultado diferenciado. Em contrapartida, também tenho minhas fantasias, seria genial se fosse possível tirar a dor que o sujeito carrega ou dar-lhe uma porção milagrosa para que todos os problemas se solucionassem. Em vários momentos também tenho esta pretensão de acabar com o sofrimento alheio e por vezes me pego desejando ter o poder de aniquilar os infortúnios da vida. Seria maravilhoso.  Infelizmente não sou capaz de fazer qualquer mudança na vida do outro se ele não se permitir. Mas o individuo tem que querer e estar aberto para fazer novas escolhas. Todos os dias em minhas meditações peço sabedoria, prudência e discernimento para fazer o meu melhor. Afinal, escolhi ser psicóloga e busco a excelência neste sentido!  


 

2 comentários:

  1. Oieee acabei de ler suas palavras e sinto um pouquinho de inveja, na vdd se se resume de orgulho por ter na família profissional como vc. Como sempre vc se espressa muito bem deixa tudo muito bem esclarecido, eu sou uma dessas pessoas que gostaria de ter uma psicóloga a meu dispor quase todos os dias, mas enfim parabéns mais uma vez

    ResponderExcluir
  2. Oi, desculpe pela demora em responder teu comentário, mas estava sem acesso ao blog. Obrigado, fico muito, mas muito feliz em ler tua postagem. Super beijo.

    ResponderExcluir