sexta-feira, 23 de junho de 2017

Gratidão

Quando você se lembra de alguém importante e decide demonstrar o seu carinho por esse alguém. não sei se te mostrei antes, mas foi pra você que escrevi este texto em 22/10/2008: Um desabafo. Você é a pessoa que mais do que eu, tem visto durante anos as pessoas indo e vindo. E são todas tão queridas por você, talvez umas mais e outras menos, porém mais do que ninguém você sabe que elas são tão importantes para você do que você para elas, afinal com você elas aprendem a se desenvolverem melhor, querendo ou não elas aprendem com seus comportamentos, pensamentos e suas idéias e não pode fugir disso, é sua função e melhor que isso, aceite ou não, é o que você gosta. O que te faz ser uma pessoa muito importante para mim e para muitos que com você tiveram a oportunidade de conviver por um tempo, seja ele longo ou curto (o tempo é relativo). Você ajuda a formar opinião e conceitos, você não impões ou diz o que deve ser feito, mas expões suas idéias, de modo subjetivo objetivado ou de modo objetivo e subliminar. Não posso me esquecer das coisas que aprendi no pouco tempo em que estivermos juntos, mas não espero que isso signifique algo para você, pois sei que mesmo que desejasse, não faria ideia de como me senti, e nem faço ideia de como você se sentiu, afinal, as experiências nunca podem ser passadas, apenas vividas. Não é mesmo? Sempre teremos a consciência de que seremos eternos pesquisadores da vida e da mente, se não do outro, de nossa própria. Minha intenção é entender e descobrir mais a respeito das emoções e sentimentos e quanto as suas intenções eu talvez nunca saiba, mas poderei subjetivá-las em minha existência. São poucas as palavras que posso hoje dizer de modo realmente representativo, mas são sinceras, gostaria de me despedir de você, mas não posso, por que espero um dia nos encontrarmos por ai, e poder dizer-te como foram, certas experiências que vivi e te relembrar as coisas que com você aprendi, também seria muita hipocrisia minha ignorar os acontecimentos vividos ou não aceitar que muitos dos valores que criei vieram dos costumes que pude conhecer através de você. Quero que fique claro que não sou devoto a você por tudo que tenho muito menos pelo que aprendi, pois concordemos, se eu não estivesse disposto a viver e aprender tudo o que hoje sei, não seria sua boa vontade e dedicação que iriam me construir. Mas tenho que reconhecer, acredito que pessoas existam, e sentimentos também, e que os valores construídos podem ter grande serventia para o ser humano, mesmo sendo para uns bons e para outros ruins, mas a ideia de Freud, “de que para o homem viver de modo pleno, é preciso equilibrar razão e emoção”, não batem com as de Arthur shopenhauer que dizia:” para que o homem viva plenamente, é necessário que ele abdique da emoção e viva pela razão”, confesso agora que, apesar de construir meus valores sobre o principio da razão também partilho dos sentimentos emotivos, mas o único meio que existe, que pelo menos eu encontrei para realizar minhas conquistas, foi a razão, pois apesar das emoções serem prazerosas em nossas vidas... são as razões que nos dão estabilidades e motivação para prosseguir e também é através da razão que nós, seres humanos, construímos nossos valores e emoções. OBS: Abaixo, esta um trecho de uma letra da Banda Sugar Kane que coincidiu com meus pensamentos. Não tinha opinião, Não tinha inimigo, Não precisava de um sentido para existir. Vazia perfeição, Fugia do perigo, Sempre tentava se dar bem e não sair ferido. Um estranho no espelho Remexeu no que estava enterrado, Erros do passado já deixaram cicatrizes Que não podem se apagar, Nada pode apagar. Perdeu aceitação, Saber foi um castigo, Logo entendeu que uma mudança havia acontecido. Um estranho no espelho Remexeu no que estava enterrado, Erros do passado já deixaram cicatrizes Que não podem se apagar, Nada pode apagar. Grato pela atenção.

Este texto é de autoria do Eloido Silva, do qual me deixou pra lá de feliz ao ler! 


2 comentários:

  1. É um prazer fazer parte do ciclo de uma pessoa tão boa e importante pra mim.
    Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho Ione.

    ResponderExcluir