domingo, 2 de abril de 2017

Ser Terapeuta!

Ser terapeuta é um trabalho rico, sempre novo, surpreendente e variado, das mais frequentes frustrações aos raros momentos de realização de um trabalho completo e bom.  Muitas vezes me percebo extremamente pretensiosa, quando perco minha condição de remediadora e quero ser removedora. Confesso que meu desejo maior é o de curar angústias, desalentos, doenças tanto física como mental, ou seja, remover qualquer tipo de enfermidade. Gostaria de ter o poder de minimizar o sofrimento, diminuir os tormentos da alma e aniquilar de vez o martírio daquele que me procura. Em muitos momentos tenho desejo de uma criança, que sonha com aquela varinha de condão que ao tocar na cabeça daquele que padece, fosse possível sumir qualquer dissabor. Seria tão bom se como num passe de mágica, converter os pensamentos automáticos negativos em positividade. É difícil aceitar que não tenho poder nenhum neste sentido, infelizmente não existe uma fórmula que possa reverter o sofrimento em alegria, porém, há de existir paciência, esperança e fé de que o tempo ameniza e alivia as dores.  Vale ressaltar que, apesar de ser trabalhoso lidar com o ser humano em sua complexidade, ainda assim, é gratificante! Ser terapeuta é fazer o individuo acreditar em possibilidades de dias melhores, uma vez que, ninguém nasceu para ser infeliz.  Ser terapeuta é aproveitar a qualquer custo o que a pessoa tem de melhor e devolver em forma de afetividade. Ser terapeuta é proporcionar troca de experiência. Tenho o privilegio de aprender em cada encontro e me sinto honrada de fazer parte da vida do outro. Saber que uma palavra pode mudar uma história, um olhar afetuoso e um abraço aconchegante pode transformar a dor em alivio. Tenho muitos motivos para agradecer cada pessoa que cruzou o meu caminho, principalmente aqueles que se permitiram ser terapeutizados. Vejo-me como alguém que está num processo de aprendizagem contínuo, porque a cada dia descubro novas formas de perceber o mundo. Ser terapeuta é: reconhecer o limite seu e do outro, respeitar a condição do ser humano, entender que nem tudo depende da nossa vontade. Aceitar que faz parte da psique humana o egoísmo e ingratidão, por mais que se faça é comum o que sofre não reconhecer o que está sendo feito. Contudo, tenho noção que ao tocar no outro é necessário ter prudência e sabedoria, busco construir uma relação de confiança e lealdade. Concomitantemente uma coisa é certa estou tentando fazer o meu melhor, porque sei que a minha missão é cuidar de pessoas e amo a escolha que fiz!

5 comentários:

  1. Profissoeste difíceis porque lidam com o intimo do ser humano.

    ResponderExcluir
  2. Profissoeste difíceis porque lidam com o intimo do ser humano.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela participação e fico muito feliz de contar contigo.

    ResponderExcluir
  4. É um prazer participar do teu blog. Obrigado por presentear-me com os seus textos.

    ResponderExcluir
  5. Se vocês desejam fazer o curso A ARTE DE SER TERAPEUTA, entre em contato com nossa escola através do site www.spacoalternativo.com.br

    Entender o verdadeiro significado desta Arte é um trabalho profundo e significativo. Estamos esperando vocês.

    ResponderExcluir