domingo, 11 de setembro de 2016

“Procrastinação: A facilidade de deixar para depois”

Você é aquela pessoa que tem mania de deixar um projeto para depois?  E que vive prometendo para si: Amanhã eu começo uma dieta! Logo vêm outras promessas: Na segunda-feira farei a matricula na academia, mas as semanas passam e não pesquisou preços e locais para prática do esporte. Outro pensamento: Neste fim de semana arrumarei meu guarda-roupa e doarei as peças, mas os dias se passam e o armário continua o mesmo. Ou ainda, neste mês vou economizar e abrirei uma poupança. Entra mês e saí mês e nenhum investimento é efetuado. Saiba que este comportamento é comum, mas prejudicial quando se torna um hábito. Muitas pessoas pensam em iniciar um projeto, mas criam justificativas das mais variadas para adiar, arrumam desculpas para tudo, quer seja por desmotivação ou por falta de disposição. A falta de determinação leva ao insucesso, daí vem a frustração. Como lidar com a procrastinação, que é o processo de adiar ao que se propôs fazer, ou seja, deixa-se para amanhã, o que poderia ser realizado hoje. O sujeito procura meios para enrolar, busca formas de se sabotar, porque acredita que está sobrecarregado e os pensamentos negativos se tornam mais presentes. Vale ressaltar que o ser humano de um modo geral, prepare-se mais para dor do que para o prazer. Desta maneira, foca mais no pessimismo do que nos resultados positivos de uma ação. Então, como mudar este cenário? Talvez o caminho seja focar no resultado e não na ação, olhar para o final sem preocupar-se com a caminhada. Por exemplo, se o objetivo é perder peso, comprometa-se fazê-lo aos poucos, uma vez que, não engordou num piscar de olhos. Neste sentido, não dê importância ao tempo e sim aos benefícios que serão obtidos com a atividade física, independente da perda de peso. Outra dica pertinente é comemorar as pequenas conquistas, dar valor ao fato de ter iniciado a prática de esportes, mesmo que o resultado não venha como o esperado. Outro exemplo, se tem vontade de ler um livro, estipule a leitura de dez páginas por dia, assim será mais prazeroso. Nesta perspectiva, se tiver algo grande para concretizar, então se faz necessário dividi-lo em pequenas ações para alcançar o objetivo. Organize o tempo, priorize, crie estratégias e meios para a realização de projetos em curto prazo para que o desânimo não tenha espaço. É fundamental, estar sempre com pessoas otimistas, porque de negativismo já basta à falta de atitude. Acorde, desperte, mexa-se e pare de ficar adiando as coisas. Acredite em você e em sua capacidade, faça o melhor que puder. Afinal o tempo urge, a vida é curta, as oportunidades vão embora e não esqueça o momento é aqui e agora! 

2 comentários:

  1. Eu nunca tinha escutado essa palavra até chegar aqui, nos EUA. O motivo de ter escutado foi o fato da maioria dos americanos serem assim, fico boba de ver um país super desenvolvido e ter um número tão grande de pessoas assim. Eu estou me identificando ultimamente com o que li aqui, na verdade eu não sou assim, "eu estou", e preciso mudar o rumo dessa estória em 3, 2, 1...
    Obrigadaaaaaa por nos ajudar com o seu blog. Estou amando!

    ResponderExcluir
  2. Oi, obrigado! Que bacana que está gostando e que esteja lhe ajudado de alguma forma. Fiquei muito feliz com o teu comentário. Super beijo.

    ResponderExcluir