quarta-feira, 15 de maio de 2019

Pensamento Negativo: Como Mudar?


Como Lidar com os pensamentos negativos

Sempre que perceber que está sofrendo com algum pensamento, comportamento ou sentimento comece a sorrir imediatamente.

Mesmo que seja algo forçado inicialmente, se esforce para sorrir – e até gargalhar – e trazer a emoção positiva para aquela situação. Não precisa fazer sentido. Simplesmente ria.
Ao ir para o extremo oposto de sua emoção negativa – por meio de uma simples risada – você interromperá a sinapse da ramificação neural que alimenta e reforça em seu sistema o sofrimento já registrado anteriormente. Com esta quebra de padrão, ficará cada vez mais fácil seguir em frente em direções novas e criativas.
Quanto mais se esforçar em perceber seus pensamentos e ações, maiores os resultados positivos neste exercício.

RELAXE COM A TÉCNICA DA RESPIRAÇÃO


MEXA O CORPO PARA ALIVIAR TENSÕES

 

Monte uma lista com os pensamentos negativos automáticos que possui. 

Como estão intimamente conectados aos sentimentos e comportamentos, nossos pensamentos influenciam nosso comportamento. A terapia cognitiva comportamental (TCC) é considerada um dos tratamentos mais eficazes no combate dos padrões negativos de pensamentos.  Organizar os pensamentos em listas pode torná-lo mais consciente quanto ao que pensa e aumentar sua capacidade de encontrar pensamentos mais saudáveis.

Alguns exemplos de pensamentos negativos incluem "Eu sou tão burro", "Algo ruim vai acontecer", "Nada dá certo para mim" e "Sei que vou fracassar".

Explore o que pode ter causado o surgimento desses padrões. 

Reconhecer a origem deles pode ajudá-lo a entender porque esses pensamentos continuam voltando. É possível que eles sejam resultado de algum evento do passado. Tente identificar quais situações "criaram" cada pensamento negativo automático. Por exemplo, ao tentar identificar de onde vem o pensamento "Eu sou ruim em tudo", você pode pensar: "Minha mãe me disse para tirar boas notas e eu não tirei", "Meu namoro terminou", "Fui demitido" ou "Meus amigos me tratam mal."
Tente identificar quando e como os pensamentos costumam surgir para reconhecer alguns padrões. Quem estava presente? Quais as circunstâncias? Onde você estava? Responda essas perguntas para tentar notar os padrões de pensamento. Por exemplo, você pode pensar "Eu sou burro" quando está atrasado para o serviço, no serviço ou sozinho.

Pense em cada dia como uma oportunidade para alcançar uma meta ou um objetivo. 

A vida vive nos dando novas chances. Foque suas energias em algo positivo definindo objetivos, o que evitará que remoa pensamentos negativos.
Planeje alguns objetivos para os próximos seis meses. Exemplos podem incluir: terminar a faculdade, conhecer novas pessoas e mudar de emprego. Organize objetivos realistas e alcançáveis e em uma planilha.